Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MARTIN LUTHER KING: PASTOR E ATIVISTA POLÍTICO NORTE-AMERICANO

Por Cassandra Pontes


Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia). Formou-se em sociologia em 1948 na Morehouse College, formando-se ainda em 1951 no Seminário Teológico Crozer. Tornou-se pastor da Igreja Batista da cidade de Montgomery (estado da Virgínia). Em 1953 casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos e, dois anos depois, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston.

Após organizar o famoso boicote ao transporte público em Montgomery (Alabama), em 1955, foi escolhido líder do movimento a favor dos direitos civis das minorias. King lutou por um tratamento igualitário, contribuindo também para a melhoria da situação da comunidade negra. Realizava protestos pacíficos e discursos energéticos sobre a necessidade do fim da desigualdade social.

A Suprema Corte Americana decidiu encerrar o boicote, tornando ilegal a segregação em transporte público. Após essa decisão, Luther King organizou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. Mais tarde, a maior parte destes direitos foi agregada à legislação americana com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964) e a Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Luther foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. O Prêmio lhe foi entregue em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos .

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul dos EUA, o que causou o seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis (Tennessee). Seu assassino, James Earl Ray, confessou o crime e anos depois repudiou sua confissão, mas foi condenado e morreu na prisão em 1998.

"Através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extingüir a escuridão. Só a luz pode."  (Martin Luther King)



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário